quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O BOM PERFUME DE CRISTO

Somos a flor do Jardim de Deus e por isso exalamos o perfume divino. Deus nos chama para sermos flores do seu Jardim, para recriar o Éden, e dia após dia o Éden, o Paraíso perdido, está sendo recriado por Deus, na medida em que pecadores se rendem a Ele, em obediência e fé.

Cristo foi a flor que desceu do céu para exalar o perfume do amor de Deus. Mas foi flor ferida, esmagada e pisoteada sem misericórdia por homens ímpios e maus. Porém, quanto mais ferido foi, mais amor exalou, a ponto de perdoar seus inimigos. “Pai perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem”. (Lu 23:34)

Cristo nos chama para sermos flores do seu Jardim. Ele é a ressurreição e a vida e esta ressuscitando seu Paraíso, chamando homens para participarem da criação do novo céu e a nova terra. “Eis que faço nova todas as coisas” (Ap 21:5), diz Deus, na sua palavra. Somos chamados para sermos o bom perfume de Cristo. Para sermos flores esmagadas, pisoteadas, como ele foi. Somos chamados para ser flor ferida.

Quanto mais a carne, o diabo e mundo, nos atacarem, tanto mais exalamos o perfume de Cristo. Somos chamados para manifestar em todo lugar a fragrância, o perfume do seu conhecimento. Versículo 14 – “Graças a Deus que nos faz triunfar em Cristo e manifestar em todo lugar o cheiro, perfume, do seu conhecimento”.

Conhecimento está ligado à área da mente, do intelecto, raciocínio. Sem entendimento de Deus, conhecimento de Deus não há salvação. Em Romanos cap. 3 vs. 10 e 11 a Bíblia diz – “Não há um justo, não há um sequer, Não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus”. O pecado do homem leva-o a não entender, a não conhecer Deus.

Somos chamados para sermos o perfume de Cristo que traz para os homens o conhecimento de Deus. Isto também nos leva a conclusão que não podemos ser perfume de Deus se não conhecermos Deus.

Cabe aqui uma pergunta o que conhecemos de Deus, o que conhecemos de Cristo?

Nesta era da pós-modernidade o homem quer se guiar pelos sentimentos, pelos seus sentidos. Mas não é pelos sentidos que descobrimos Deus, mas pelo intelecto, raciocínio. O evangelho tem que passar pela mente e chegar ao coração. O homem precisa ouvir e entender.

Cheiro de Vida para Vida, cheiro de Morte para a Morte. A Palavra diz vs. 15 e 16 – “Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente cheiro de morte para a morte, mas para aqueles que se salvam, cheiro de vida para a vida”.

Você jovem, embora frequente uma igreja, endurece o seu coração, já pensou em seu pai como sendo um cheiro de morte para você? Seu pai que cuida de você com tanto carinho, não lhe deixa faltar nada, quer todo bem para você, ser um cheiro de morte para você? Mas, se você não se arrepender, ele se torna cheiro de morte para você!

Esposo, sua mulher que é tanto amorosa para você, que doa seu próprio corpo e alma para você, já pensou nela como cheiro de morte?  Mas se você não se arrepende, endurece seu coração ela é cheiro de morte para você!

Você que está aqui nesta noite com seu coração endurecido, sem comprometimento com Deus, já pensou nesta assembléia como cheiro de morte para você?

Porém, todos são chamados para o arrependimento, para a volta com Deus, e para todos que se arrependem somos cheiro de vida para a vida.

Até aqui examinamos uma das duas figuras que aparecem neste texto em análise. Examinamos a figura do perfume, cheiro, fragrância. Onde o texto diz – “Somos o bom perfume de Cristo”.

reino dos céus avança sobre o território inimigo e ali finca as suas estacas, Deus está triunfando, e nós com ele.

O exalar do perfume de Cristo trazendo ressurreição é a vitória de Deus e a vitória de Deus é a nossa vitória.

APLICAÇÕES

1.           Importa mais para o cristão exalar o perfume de Cristo antes de qualquer outro bem, prazer, alegria ou bem estar. É isso que fica demonstrado neste texto. Você deve se perguntar se é assim que você encara a vida cristã.
2.           Os dilemas de Paulo eram entre ir a Macedônia ou ficar em Trôade, esperar Tito ou viajar para encontrá-lo. Dilemas entre alternativas só do reino de Deus. Os dilemas dos cristãos de hoje situam-se entre Deus e o mundo, no coração de Paulo não havia o dilema Deus e o mundo, ele já havia vencido este estágio. O dilema de Paulo era ente ações somente concernentes ao reino dos céus. É assim com você?
3.           Paulo vivia entre o fogo cruzado do inimigo e também enfrentava fogo amigo, mas mesmo assim gritava em triunfo: Graças a Deus que sempre nos conduz em triunfo.
4.           Paulo conhecia Jesus, era dirigido por ele, na sua missão em Corinto Jesus disse a ele... Seu conhecimento de Jesus chega ao ponto de experimentar sua direção em meio ao fogo cruzado do inimigo e o fogo amigo. Ele o anima e o encoraja, ele é real para você. Você faz parte do jardim de Deus, do templo do Deus vivo, você é o bom perfume de Cristo?
5.           Pensar nas coisas que são de cima, segundo Colossensses cap. 3 é viver só dilemas, alternativas dentro do reino, ocupado com os propósitos de Deus.

CONCLUSÃO

Vivemos dias de apostasia, dias que os homens se recusam ouvir a voz de Deus.
Você pode nesta noite ouvir a voz de Deus mostrando para você o caminho da maturidade cristã e da vida espiritual?

Manifestar diariamente, sejam quais forem as circunstâncias, o perfume de Cristo é ter maturidade cristã; entender o significado da nossa vitória a partir do Triunfo de Cristo levando a igreja e todos nós a uma marcha triunfal pelos séculos, até a sua vinda, é ter profundidade espiritual.

Entenda o significado de estar em Cristo, exalando, triunfantemente, o perfume de Cristo, manifestando o conhecimento de Deus, a um mundo caótico sem Deus e esperança.

QUE DEUS TE ABENÇOE E QUE VOCÊ SEJA O BOM PERFUME DE CRISTO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário